Gestão de galpão logístico

Erros e acertos na gestão de um galpão logístico

A gestão de galpão logístico é um tema a ser pensado pelas empresas, principalmente porque ajuda a otimizar todos os processos envolvidos. Esse tipo de implementação se torna um grande aliado para gerir os negócios e, consequentemente, aumentar a produtividade e reduzir as incidências de erro.

Atualmente, as empresas precisam saber como aplicar mais agilidade e eficiência em seus negócios. Por isso, quanto maior for a quantidade de tecnologia implementada no cotidiano de uma corporação, melhor. Isso ajuda a acelerar os processos e auxilia os colaboradores a exercerem suas funções sem erros.

Precisa saber mais sobre a gestão de galpão logístico? Então saiba tudo sobre o tema com este artigo da Engeclinic.

A importância dos galpões para a gestão logística

Um galpão logístico nada mais é do que um ambiente onde a empresa consegue organizar todas as suas operações logísticas. É nesse ambiente onde os produtos são recebidos, armazenados, movimentados e embalados para o envio. Pela importância dessas etapas, torna-se necessário otimizar a gestão do galpão logístico para obter mais controle, qualidade e eficiência.

Geralmente, os galpões logísticos são construídos em locais estratégicos para as corporações, e um conjunto de galpões podem ser utilizados para facilitar a entrega das mercadorias em tempo hábil, principalmente na última milha, que é o atual desafio a ser superado.

Além disso, a locação de galpões logísticos surgiu como uma modalidade a ser considerada por grande parte das empresas. Ao invés de ter um galpão logístico próprio, é possível alugar mensalmente esse tipo de estrutura, gerando uma economia capaz de otimizar as receitas e, ao mesmo tempo, reduzir os custos de operação significativamente.

Erros na gestão de galpões logísticos que sua empresa pode cometer

Qualquer erro cometido na gestão do negócio pode trazer prejuízos e perdas. É por isso que se torna necessário ter um conhecimento amplo a respeito do melhor aproveitamento dos galpões logísticos e da forma como eles podem ser administrados.

Confira, abaixo, quais são os erros que não poderão ser cometidos, de maneira alguma, para uma boa gestão do galpão logístico.

Falha na comunicação entre equipes

Um bom trabalho em equipe pode ser mais do que o suficiente para garantir o sucesso de uma operação. É por isso que, mesmo diante de uma grande quantidade de softwares responsáveis por gerir um negócio, torna-se possível encontrar algumas falhas caso não haja uma boa comunicação e troca de informações entre os departamentos.

Ter conhecimento sobre a velocidade de vendas de um item em específico, assim como saber qual é a sazonalidade em uma procura se torna essencial. Isso fará com que as compras para o estoque sejam feitas adequadamente, evitando qualquer problema de mercadorias excedentes e paradas nas prateleiras.

Excesso de processos manuais

Atualmente, os processos manuais transmitem muito menos segurança do que os mecânicos e automatizados. É necessário que o acesso pessoal, assim como o monitoramento da operação, seja feito de uma maneira controlada para evitar falhas no processo e furtos de mercadorias. Todos os procedimentos realizados por colaboradores devem ser acompanhados de tecnologia para garantir a segurança do galpão logístico como um todo e evitar erros de operação.

Falta de inventários

Para que haja uma boa gestão do galpão logístico, é necessário que o estoque seja inventariado periodicamente. Será necessário contar, classificar e identificar cada um dos itens presentes, seja no estoque ou no ponto de venda. A falta da realização periódica do inventário poderá impossibilitar a identificação de todo e qualquer erro na administração do estoque.

Desconhecer os indicadores de desempenho

Para que um gestor tenha conhecimento de seu próprio negócio, ele precisará colher, unir e mensurar todos os resultados. O ideal é que as métricas sejam analisadas para que o desempenho de um negócio possa ser direcionado para uma área mais vantajosa. Ao não conhecer os indicadores de desempenho, a gestão com certeza será falha.

Como otimizar a gestão de estoque em galpões logísticos?

Existem alguns caminhos que podem ser trilhados para chegar a uma otimização eficiente da gestão de galpão logístico. No entanto, as empresas precisam estar dispostas a investir para que isso aconteça. Veja, abaixo, algumas das principais dicas para tornar essa otimização possível.

Organize o layout e a movimentação de produtos

O layout apresentado por um galpão logístico poderá ser o principal diferencial ao longo do gerenciamento de um estoque. Compreender como alocar o espaço nos lugares certos e realizar atividades-chave para se adaptar aos produtos e ao fluxo de trabalho farão uma grande diferença no esquema organizacional.

Para que essa otimização seja realizada, a melhor maneira é racionalizar os locais de coleta. Quando os locais de separação são previamente definidos, há como se certificar de que os produtos sejam devidamente separados, oferecendo lugares específicos para cada um deles.

Priorize a contagem cíclica

Priorizar a contagem cíclica é uma excelente estratégia para ampliar a gestão do galpão logístico, pois os clientes conseguirão receber um alto nível de serviço. Para que isso se torne possível, a empresa deverá realizar contagens cíclicas regulares, identificando quais são os erros e como corrigi-los da melhor maneira possível.

Invista em tecnologia

Investir em tecnologia, na atualidade, é uma das melhores formas de não ficar para trás dentro do mercado competitivo. Neste sentido, algumas áreas precisam de maior atenção:

Softwares de gestão

Investir em softwares de gestão permite um registro preciso de entradas e saídas, além de um gerenciamento da localização de produtos e a movimentação completa de um galpão logístico, integrando toda a operação. Para criar um bom sistema de gerenciamento, é necessário focar em:

  • Gestão de pedidos;
  • Compras;
  • Produção;
  • Gerenciamento de catálogo.

Big Data

Adotar um sistema de Big Data faz toda a diferença para um bom gerenciamento, principalmente por sua capacidade de analisar um fluxo de aquisição e saída de produtos. Na maior parte dos casos, esse sistema se integra com facilidade ao departamento comercial ou ao de suprimentos.

Ao fazer uma vasta análise do histórico de pedidos em intervalos anteriores, a tecnologia se torna capaz de apontar quais são os períodos que apresentam maior demanda, mostrando qual compra estratégica deve ser feita de acordo com os insumos ou mercadorias listadas.

Equipamentos automatizados

A utilização da robótica e de equipamentos automatizados ou semiautomatizados traz mais segurança, velocidade e controle para as operações logísticas como um todo. É possível observar uma otimização significativa dos processos em empresas que adotam a automação como base para a gestão, proporcionando aumento de desempenho e redução de custos.

Quer garantir uma boa gestão de seu galpão logístico? Então conte com quem é especialista no assunto! A Engeclinic oferece diversas soluções em armazenagem e automação logística. Saiba mais neste link.

Compartilhe: