Automação de inventário: porque implementar em sua empresa

Automação de inventário: por que sua empresa deveria automatizar seu inventário de estoque?

Com a tecnologia cada vez mais presente em todos os setores, a automação de inventário não é um assunto que pode ser deixado de lado. Fazer um planejamento de compras, uma avaliação de desvios e a ausência de produtos importantes no estoque fica muito mais simples quando a tarefa é automatizada.

Além disso, utilizando a tecnologia como base para o trabalho, é bem mais simples reduzir as chances de erros causadas pela ação humana. Os equipamentos são devidamente preparados para realizar funções pré-determinadas e, consequentemente, tornam os processos mais ágeis e com uma porcentagem de erro mínima.

A automação de inventário é uma chance única para que todas as empresas possam se manter no mercado de forma competitiva e, acima de tudo, oferecer a qualidade de serviço que os clientes merecem. Pensando nisso, conheça um pouco mais sobre esse processo e o quão vantajoso ele pode ser para sua operação.

Afinal, o que é automação de inventário?

A automação de inventário pode ser vista como uma grande tendência, que vem ganhando espaço entre as empresas nos últimos anos. Isso porque, ao apostar nesse tipo de recurso, diversas vantagens são observadas na corporação, desde economia financeira até um aumento expressivo na produtividade nos mais variados setores.

Ao investir em uma gestão automatizada do estoque, será necessário ter em mãos um software seguro e capaz de realizar todas as atividades necessárias. Isso vai garantir uma menor taxa de retrabalho, além de conseguir integrar, ao mesmo tempo, todas as áreas envolvidas na manufatura do local.

A automação de inventário refere-se à utilização de tecnologia para a realização das tarefas de inventário e gerenciamento de mercadorias e materiais. Ela consegue abranger todo o controle de tarefas de um único espaço, fazendo com que as tomadas de decisão de uma empresa sejam ainda mais inteligentes, além de conseguir otimizar todo o processo de estoque e de trabalho, utilizando sistemas de gestão e equipamentos específicos.

Qual a sua importância?

Por meio da automação de processos, há a possibilidade de gerenciar todos os itens que serão armazenados, movimentados e manuseados, obtendo dados relacionados a estas operações para controle e realização de inventários, em tempo real. Além disso, o valor, a quantidade, o volume e o peso de mercadorias poderão ser rapidamente calculados sem a necessidade de uma ação humana para que isso ocorra.

É importante dizer, também, que a automação de inventário deverá ser aplicada levando em consideração as necessidades específicas da corporação. Na indústria, que possui um estoque mais amplo, é necessário levar em consideração não apenas a matéria-prima, mas também suas ferramentas, peças e insumos.

Automação de inventário e planejamento financeiro

Outro ponto muito importante a respeito da automação das atividades de uma empresa é uma melhoria considerável no planejamento financeiro. Ao saber com exatidão os números do inventário daquele local, há como analisar o que está tendo uma maior saída e o que não está saindo com tanta frequência para o público.

Dessa maneira, haverá como realocar recursos de acordo com o perfil realizado das vendas. Os resultados observados também poderão permitir que haja uma melhor previsão relacionada à gestão de caixa de uma empresa, pois a automação é capaz de otimizar processos e economizar recursos.

Por fim, a automação de inventário é uma maneira de se adaptar à modernidade e a tudo o que ela tem a oferecer, tanto para a indústria quanto para as empresas de menor escala. Quanto mais tecnologia estiver envolvida nas áreas de uma corporação, menores serão as chances de apresentação de erros e menores serão as perdas.

Quais são os principais benefícios?

Como foi visto anteriormente, a automação proporciona diversos benefícios para uma empresa, desde a redução de custos até a agilidade na gestão de um inventário. Listamos, a seguir, as vantagens que podem ser obtidas com a automação de processos.  

Estoque organizado e prático

Uma das primeiras vantagens da automação de inventário é um estoque completamente organizado e prático. Quando um novo processo de gestão é instaurado, menos tempo será gasto para gerenciar os produtos ali contidos, bem como ficará mais simples despachar os pedidos para seus respectivos clientes.

Precisão no inventário

Quando um estoque está organizado, e passa por uma gestão eficiente, o inventário apresentado por ele será totalmente preciso. Assim, ficará muito mais fácil ter acesso a quais itens estão saindo com maior frequência para o público, possibilitando fazer um balanço para manter apenas o que é indispensável.

Melhora o relacionamento com os clientes

Todos os clientes querem se relacionar com uma empresa organizada e que seja capaz de cumprir metas e prazos para que recebam os produtos da maneira como eles foram prometidos.

E com a utilização cada vez maior da tecnologia também pelos clientes, o atendimento precisa ser cada vez mais ágil e sem erros. É exatamente por isso que a automação de inventário poderá fazer com que os clientes sejam bem atendidos e tenham suas demandas acolhidas em tempo hábil, fazendo com que sejam fidelizados.

Redução do desperdício

Um dos pontos mais importantes para uma empresa, sem dúvida alguma, é a redução de custos, mas sem perder a qualidade na execução de seus serviços.

Nesse sentido, automatizar o inventário pode ser a solução mais viável para muitas empresas, pois o estoque organizado e otimizado garante uma boa gestão e, consequentemente, reduz perdas e evita a falta de itens, além de um controle preciso sobre produtos que possuem data de vencimento determinada, evitando desperdícios.

Produtividade elevada

Ao utilizar tecnologias que são capazes de gerir um estoque adequadamente, a eficácia das operações de uma empresa é otimizada. A automação possibilita uma maior velocidade de tratamento dos dados e a realização de uma quantidade maior de processos com total controle, sem erros e em menor tempo, o que aumenta bastante a capacidade produtiva das corporações.

Tipos de inventário

Além de conhecer um pouco mais sobre a automação de inventário, é necessário saber quais tipos de inventário existem e para que cada um serve. Isso vai garantir entender como a tecnologia pode atuar, de acordo com cada realidade.

Os tipos de inventário existentes são:

  • Parcial ou dinâmico: este tipo de inventário se refere à contagem de uma parte bem específica dos produtos de uma empresa.
  • Geral: o inventário geral está diretamente voltado para a contagem e identificação de todos os produtos de uma determinada corporação, como é o caso dos insumos, mercadorias e maquinários.
  • Rotativo: o inventário rotativo é a contagem total dos estoques que são conferidos várias vezes, seja diariamente, semanalmente ou mensalmente;
  • Anual: refere-se ao ano fiscal, onde os bens são contabilizados de janeiro a dezembro;
  • Cíclico: por fim, o inventário cíclico é aquele responsável por ajustar, periodicamente, a quantidade de bens que estão em estoque, bem como captar as informações utilizadas nos lançamentos contábeis de uma empresa. Ele acaba oferecendo mais segurança para a base de dados de uma corporação.

Como automatizar o inventário em empresas?

Como automatizar o inventário de uma empresa?

A automação de inventário pode ser um processo que facilita a gestão de muitas empresas. No entanto, é necessário contratar um serviço especializado e que seja capaz de entregar tudo o que é necessário para um bom controle de estoque. Assim, será possível gerenciar recebimentos, movimentações e expedições.

Alguns passos básicos para que essa automação seja colocada em prática são:

  1. Realizar um mapeamento de todos os processos, identificando falhas e as rotinas de sua operação;
  2. Realizar o levantamento das tecnologias e equipamentos utilizados, para dimensionar o que pode ser melhorado ou implementado;
  3. Definir, junto aos setores competentes, qual a verba disponível para a realização da automação. Esse passo é fundamental e é ele que definirá o nível de automação e de tecnologias que poderão ser implementadas, qual o retorno esperado e em quanto tempo ele poderá ocorrer;
  4. Orçar, com empresas especializadas, as soluções possíveis, de acordo com a verba disponível. Empresas especializadas podem oferecer soluções modulares, que podem ser expandidas de acordo com o crescimento da operação, e possuem ferramentas para calcular o ROI com bastante precisão;
  5. Escolher a empresa e as tecnologias a serem contratadas, e determinar os prazos para implementação das soluções de acordo com um cronograma sugerido;
  6. Realizar o treinamento com os profissionais envolvidos após a implementação, para que eles sejam capazes de conhecer os novos processos de trabalho e de automação, informando sobre a relevância e os ganhos que as mudanças poderão trazer para a empresa.

Ao seguir os passos para a implementação da automação de inventário, será possível alcançar um nível relevante de uniformidade na execução de uma rotina corporativa, assim como em todos os processos que forem adicionados no sistema posteriormente implementado. Isso irá reduzir erros e aumentar a produtividade gradativamente.

Quais as tecnologias utilizadas para isso?

Uma das tecnologias mais essenciais para que essa automação possa acontecer é, sem dúvida alguma, aquela que está voltada para o uso de softwares, como ERP e WMS. Eles podem ser personalizados de acordo com as necessidades de cada empresa, operando de maneira integrada, com total controle e com acesso em tempo real de qualquer dispositivo, obtendo dados precisos e confiáveis para uma tomada de decisão assertiva.

Além do uso de softwares, dependendo da verba disponível para o projeto de automação, o uso de equipamentos automatizados ou semiautomatizados podem elevar muito o nível da sua operação e aumentar ainda mais a sua capacidade produtiva. Estas soluções vão desde equipamentos mais simples, como dispositivos guiados por luz, até soluções mais robustas, como classificadores automatizados ou miniloads com operação totalmente automatizada.

Precisa de um projeto para automação de inventário? Então conte com as soluções da Engeclinic!

A Engeclinic, em parceria com a Cenker Robotics, oferece soluções customizadas de automação para atender as reais necessidades de operação para empresas de todos os segmentos. 

Nossos especialistas realizam um projeto totalmente adaptado às reais necessidades de sua empresa, oferecendo uma ampla gama de soluções em tecnologias, equipamentos e software que trarão mais controle, eficiência, aumento de produtividade e redução de custos para sua operação.

Nós cuidamos de todas as etapas do seu projeto, do design das soluções ao suporte técnico pós-venda 24h por dia, 7 dias por semana. Precisa automatizar o seu negócio? Entre já em contato com a Engeclinic!

Compartilhe: