Implementação do correio pneumático em hospitais

6 razões para implementação do correio pneumático em hospitais

A utilização da tecnologia para a automação de processos operacionais internos tem permitido que o dia a dia das empresas seja mais eficiente, com mais segurança e menos custos, principalmente na área da saúde. Graças à implementação do correio pneumático em hospitais, as operações de transporte se tornaram mais simples e ágeis, além de contribuir para evitar erros médicos.

Esse sistema ajuda no transporte de medicamentos, insumos, amostras clínicas ou qualquer tipo de material para os diferentes setores de um hospital. Além disso, todo o processo é feito de maneira segura e muito rápida, permitindo que as atividades realizadas no hospital sejam finalizadas com uma maior eficiência, reduzindo erros e priorizando a segurança dos pacientes.

Afinal, o que é o correio pneumático hospitalar?

O correio pneumático hospitalar é um sistema responsável por transportar materiais e medicamentos entre setores ou alas de um hospital. Para tal, utiliza a propulsão de ar e vácuo para que as cápsulas de transporte sejam impulsionadas pelas tubulações. O seu principal objetivo é otimizar o transporte de materiais e insumos hospitalares, garantindo integração, velocidade, segurança e um atendimento ágil.

Este sistema surgiu no ano de 1779, quando William Murdoch, um inventor escocês, desenvolveu este tipo de tecnologia. À época, foi utilizado para o transporte e entrega de telegramas em edifícios que ficavam muito próximos à estação de correio da Inglaterra.

Como funciona um sistema de correio pneumático?

Ainda que seja um sistema desenvolvido a bastante tempo, os sistemas de transporte pneumático se aprimoraram à medida que a tecnologia avançava. Hoje em dia, é possível observar a implementação do correio pneumático nos mais diversos setores, principalmente na área de saúde.

O funcionamento básico de um correio pneumático permaneceu o mesmo desde sua invenção. Porém, com a tecnologia, temos muito mais eficiência e controle. Confira, abaixo, as principais etapas:

  1. De início, o material que será transportado é colocado em uma cápsula de transporte, para que seja movimentado com segurança;
  2. Em seguida, a cápsula é introduzida em uma estação de envio, onde o setor ou local de destino é indicado;
  3. Logo depois, os sopradores farão com que a propulsão de ar leve o material até o local indicado;
  4. Se a rota a ser realizada for entre andares ou unidades totalmente diferentes, as unidades de transferência poderão realizar uma mudança entre as linhas que precisam ser percorridas;
  5. Por fim, a cápsula com o material transportado chegará em pouco tempo até a sua estação de destino. Toda a movimentação é controlada e rastreada por meio de um software, garantindo segurança e comodidade.

Razões para a implementação do correio pneumático

Como já foi possível perceber, a implementação de um correio pneumático hospitalar para o gerenciamento do transporte de materiais pode trazer enormes vantagens à nível de otimização, beneficiando toda operação hospitalar.

Nós listamos 6 principais vantagens que tornam extremamente relevante a utilização de um sistema de transporte pneumático nos hospitais:

1. Possibilidade de integração com outros sistemas

Entre os fatores que mais contribuem para a ocorrência de erros na área hospitalar está o excesso de manipulação humana. Por isso, automatizar o processo de transporte de materiais com a implementação do correio pneumático é ainda mais eficiente quando integramos ele aos demais sistemas do hospital. Em especial, os sistemas automatizados para armazenagem e dispensação de medicamentos.

A integração dessas tecnologias elimina a oportunidade de erros de dispensação, além de proporcionar um maior controle e, principalmente, garantir a segurança dos pacientes.

2. Auxilia na gestão de medicamentos e insumos hospitalares

A gestão de medicamentos e insumos hospitalares é um ponto muito sensível da administração hospitalar. Não basta garantir o controle e o correto armazenamento destes materiais, mas também que o seu transporte seja efetivo e seguro, evitando erros e desperdícios.

Graças à implementação de um correio pneumático, é possível reduzir a ocorrência de erros, integrando esta tecnologia aos sistemas de dispensação e armazenagem existentes, como dissemos no item anterior. Isso permite um controle preciso do inventário e a rastreabilidade dos materiais de maneira efetiva.

Além disso, otimiza toda a cadeia logística interna, tornando-a mais assertiva e com um atendimento mais veloz.

3. Aumento da segurança no transporte de materiais hospitalares

Muitas vezes, os materiais hospitalares possuem uma sensibilidade maior do que os outros encontrados nas mais diversas áreas. Por isso, tanto a sua manipulação quanto o seu transporte devem ser feitos com o máximo de cuidado.

Um sistema de transporte pneumático possui cápsulas especiais, adaptadas para a rotina hospitalar. Assim, com a implementação do correio pneumático é possível garantir que itens críticos, como amostras clínicas, bolsas de sangue, medicamentos em ampolas etc. tenha a sua integridade física mantida durante todo o caminho percorrido.

4. Evita deslocamentos desnecessários no hospital

O tempo é um fator crucial dentro da operação hospitalar. E, muitas vezes, os setores ficam distantes uns dos outros, sendo preciso enviar um profissional para entregar um medicamento ou material, o que acaba consumindo um tempo valioso.

Com a implementação do correio pneumático, todos esses deslocamentos com o transporte de materiais se tornam desnecessários. Dessa forma, os profissionais podem dedicar o seu tempo para atividades mais nobres, como de cuidado aos pacientes, além de reduzir consideravelmente o tempo de entrega destes materiais.  

5. Garantia da rastreabilidade do transporte de materiais

Todo sistema de transporte pneumático é controlado e monitorado via software. Através do software de gerenciamento, é possível rastrear, em tempo real, todas as movimentações de materiais. É possível, inclusive, realizar envios programados, definir transportes prioritários, em caso de urgências e controlar a velocidade do material transportado, para itens como amostras clínicas, evitando solavancos ou movimentos que possam alterar as propriedades dos materiais transportados.

Por isso, ao instalar o sistema em ambientes da área da saúde, é possível ter um controle total de onde o material se encontra, quem o mandou e quem o recebeu, os horários das movimentações e possíveis falhas de envio, permitindo um melhor gerenciamento.

6. Redução de custos operacionais

Por fim, todas essas otimizações e funcionalizadas já citadas, através da implementação do correio pneumático, contribuem para que haja uma redução efetiva dos custos operacionais do hospital.

Graças ao controle, rastreabilidade e agilidade oferecidas pelo sistema, torna-se possível diminuir os gastos e fazer com que o atendimento ao paciente seja devidamente otimizado, além de evitar erros que também causam prejuízos e perdas.

Tenha um sistema de correio pneumático em seu hospital

Como foi possível perceber, são muitas as vantagens e os ganhos obtidos com a implementação de um correio pneumático hospitalar. Além de reduzir custos, é possível garantir uma operação mais segura para toda equipe médica e, principalmente, para os pacientes.

Mas para que seja de fato efetiva toda essa otimização, é preciso contar com tecnologia e equipamentos de ponta, e com um parceiro confiável e com toda a expertise para oferecer um sistema realmente seguro e eficiente.

A Engeclinic é parceira oficial exclusiva no Brasil para instalação e manutenção no sistema de correio pneumático TranspoNet® da Swisslog Healthcare.

Nossos engenheiros e técnicos são treinados diretamente na fábrica da Swisslog, além de contarmos com todo suporte durante todo processo de implementação do projeto.

Desenvolvemos um projeto totalmente customizado, adaptado às reais necessidades da sua operação.

Entre em contato conosco hoje mesmo para iniciarmos o seu projeto customizado de implementação do correio pneumático.

Compartilhe: