Sistemas guiados por luz para automação intralogística

Sistemas guiados por luz para automação intralogística

Os sistemas guiados por luz são soluções extremamente eficientes para a intralogística de negócios de qualquer segmento na atualidade. Isso porque estes sistemas utilizam um método de orientação visual muito eficaz e simples para os operadores, otimizando todos os processos logísticos e reduzindo consideravelmente os erros.

Além disso, essa tecnologia é uma excelente solução de entrada para uma operação automatizada, pois é fácil de ser implementada em instalações novas ou já existentes. Também possuem um custo mais acessível, trazendo benefícios financeiros para as corporações. Continue a leitura para saber mais detalhes sobre esta tecnologia.

O que são sistemas guiados por luz?

Os sistemas guiados por luz, nada mais são do que uma tecnologia que oferece orientação visual para coleta de itens que estão nas prateleiras de um armazém ou centro de distribuição por intermédio de luzes. Essas indicações luminosas são responsáveis por ajudar no direcionamento dos colaboradores para o picking de mercadorias (pick to light) ou putting (put to light).

Muito diferente dos sistemas manuais que são comumente vistos em armazém, este garante uma coleta mais rápida, sem que os operadores percam tempo procurando locais de coleta ou abastecimento. Na maior parte dos casos, esses sistemas contam com luzes LED em cores diferentes, permitindo, simultaneamente, que múltiplos usuários trabalhem e múltiplos pedidos sejam feitos, cada um com sua cor específica.

Além do mais, é possível que os sistemas guiados por luz sejam integrados com outros equipamentos, assim como aos sistemas de gerenciamento do armazém, sendo muito útil para o rastreamento de mercadorias. Essa integração permite não apenas otimizar a operação logística como um todo, como faz com que o inventário seja mantido com uma alta taxa de precisão, mantendo o estoque sempre atualizado e organizado.

Como funcionam os sistemas guiados por luz?

Existem algumas variações sobre os tipos específicos de dispositivos luminosos utilizados em cada caso, como por exemplo displays ou fitas LED. Porém, o princípio de funcionamento dos sistemas guiados por luz não se altera.

Os equipamentos são geralmente instalados nas prateleiras dos armazéns, facilitando a identificação mesmo à distância.

Um pedido é realizado no sistema, através de um painel PC ou outro dispositivo de entrada (como PDAs ou tablets). As linhas de pedido são convertidas em orientação visual graças à ativação dos dispositivos pick to light. O sistema indica a rota ideal a ser realizada, pois apenas um dos aparelhos ligados é mostrado com os LEDs piscando.

Conforme o usuário chega a cada local, o display indica a quantidade de unidades a serem retiradas ou colocadas, e a ação é confirmada no botão do equipamento. Assim que confirmada a ação, o próximo local de picking é indicado com um novo sinal luminoso para que o operador possa realizar a próxima tarefa.

Quando o usuário conclui os pedidos, ele retorna ao ponto de inicialização, e o sistema confirma se ele realizou o processo corretamente.

Este mesmo processo é executado simultaneamente por diferentes operadores, cada um com uma cor diferente de atribuição. Desta forma, a operação ocorre sem erros e aumentando consideravelmente o desempenho de cada operador, com total controle de estoque.

Como saber se um sistema guiado por luz é indicado para sua operação?

Ainda que os sistemas guiados por luz pareçam extremamente atrativos para a organização da empresa e orientação dos colaboradores, é necessário saber se ele é o método mais adequado de acordo com a operação realizada em cada local. Por isso, alguns pontos abaixo precisam ser levados em consideração:

  • Número de SKUs: quando o estoque é muito pequeno e há pouquíssimos itens, talvez o sistema não seja o mais adequado. Para garantir um bom retorno do investimento, é preciso calcular os pedidos realizados diariamente e o número de movimentações que podem ser otimizadas.
  • Rotatividade da empresa: para uma empresa que sempre está contratando novos funcionários, principalmente em campanhas sazonais específicas, e que precisa realizar treinamentos frequentes, o sistema guiado por luz será muito útil. A curva de aprendizado destes dispositivos é muito baixa, pois opera de maneira simples e intuitiva, facilitando o processo de aprendizagem.
  • A empresa quer iniciar um processo de automação da operação: se a operação é realizada com processos manuais, os sistemas guiados por luz são uma excelente maneira de iniciar um processo de automação, principalmente para empresas que não dispõem de um alto investimento para este fim. São dispositivos muito fáceis de serem instalados aproveitando as prateleiras já existentes, e por este motivo acompanham as expansões futuras de forma bastante adaptável, integrando os dispositivos aos demais sistemas a serem implementados.

Quais os benefícios dos sistemas guiados por luz?

Como já foi possível notar, os sistemas guiados por luz podem trazer inúmeros benefícios para uma empresa, principalmente por serem um sistema de alta tecnologia e com uma facilidade de uso acima da média. Confira as principais vantagens com a implementação do sistema:

Melhora na performance

Os sistemas guiados por luz são dispositivos que garantem uma coleta mais ágil e assertiva, o que se traduz em uma melhora da performance de toda a empresa. Os operadores realizam as tarefas de forma eficiente, acumulando pouca fadiga mental e evitando movimentações desnecessárias. Desta forma, podem alcançar um desempenho até três vezes superior quando comparado a um cenário com a operação manual.

Perda de tempo reduzida

Em um cenário de operação manual, é muito comum que os colaboradores de uma empresa precisem ficar andando de um lado a outro, buscando os produtos nas prateleiras do armazém, perdendo um tempo considerável procurando locais para o picking ou putting de mercadorias.

Ao utilizar sistemas guiados por luz, todos os colaboradores poderão trabalhar separadamente em zonas distintas. O sistema otimiza toda a movimentação dos operadores indicando a melhor rota de movimentação. Além disso, não perdem tempo procurando locais, que são facilmente identificados pelas orientações luminosas dos dispositivos.

Maior integração tecnológica

Além de toda facilidade com o uso dos dispositivos pick to light ou put to light, eles podem ser integrados aos demais equipamentos do armazém, como esteiras de movimentação, classificadores ou transportadores automatizados.

Também, como já vimos, são totalmente integrados aos softwares de gestão do armazém, registrando, em tempo real, todas as operações realizadas pelos colaboradores, contribuindo para um maior controle de estoque e para a atualização do inventário.

Fácil instalação e baixa manutenção

Os sistemas guiados por luz são facilmente instalados sem interferir na rotina da operação, seja em instalações novas ou já existentes, e são adaptados a qualquer tamanho de prateleira. 

Em caso de avaria ou defeito pontual do equipamento, a instalação de um novo é efetuada com dispositivos plug and play, sendo uma tarefa muito rápida e fácil de ser realizada.

Reduz os erros operacionais

É facilmente observado que, nas empresas onde as operações de picking são realizadas com sistemas guiados por luz, há uma redução significativa dos erros de operações. Em muitos casos, é possível dizer que erros foram praticamente eliminados.

Isso porque o sistema é intuitivo e fácil de usar mesmo por novos usuários, eliminando a dependência de operadores especializados.

Treinamento simples

Por fim, a utilização simples do sistema faz com que a curva de aprendizado seja muito baixa. O treinamento dos operadores é fácil e rápido, o que faz que qualquer operador atinja uma alta produtividade desde o primeiro dia de trabalho.

Isso garante uma redução de custos para a empresa e, também, reduz o tempo que antes era gasto com treinamentos divididos em dezenas de etapas, eliminando ainda a dependência de especialistas para a operação dos dispositivos, o que é muito útil para períodos sazonais onde é necessária a contratação temporária para campanhas específicas.

Como implementar um sistema guiado por luz?

Como vimos, a versatilidade dos sistemas guiados por luz pode trazer inúmeros benefícios para as operações intralogísticas. Entretanto, a tomada de decisão para implementação deste tipo de tecnologia requer estudo e planejamento, para que ela possa ser devidamente dimensionada para sua operação:

Realize uma avaliação interna de sua operação

Antes de buscar por esta solução, é preciso detalhar como a sua operação funciona e quais gargalos precisam ser superados. Quanto mais precisão tiver na descrição da logística interna e dos erros que ocorrem, mais correto será o dimensionamento do sistema.

É preciso saber o número de colaboradores envolvidos, o número de SKUs, a quantidade de pedidos realizados diariamente, os tipos de mercadorias ou produtos do inventário e como eles são armazenados, o tipo de segmento em que sua empresa atua, os sistemas de gestão utilizados, as formas de controle de estoque e atualização de inventário etc.

De posse dessas informações, será muito mais fácil desenhar uma solução adequada para implementação de um sistema guiado por luz compatível com a sua operação.

Observe as instalações e o parque tecnológico da empresa

Outro ponto importante é fazer uma avaliação acerca de todas as instalações de seu armazém ou centro de distribuição, levando em consideração o espaço disponível, o layout atual do local, o número de prateleiras utilizadas e os equipamentos que já existem.

Isso é importante para entender se haverá algum tipo de integração com outros equipamentos, se haverá a necessidade de uma nova organização do espaço e, principalmente, se as prateleiras existentes poderão ser aproveitadas.

Escolha um parceiro de confiança

Por fim, porém não menos importante, é imprescindível escolher uma empresa confiável e experiente para o fornecimento do sistema, garantindo equipamentos de altíssima qualidade, com um excelente comissionamento e suporte.

É por isso que escolher a Engeclinic para implementação de um projeto intralogístico é uma escolha inteligente. Temos parceria com empresas líderes mundiais no desenvolvimento de sistemas automatizados robustos, confiáveis e certificados, para garantir uma intralogística inteligente para sua empresa, independente do segmento de operação.

Nossas soluções em automação logística proporcionam uma operação segura, com maior produtividade e desempenho, sem erros operacionais e com total controle. Isso garante um processo logístico assertivo e redução de custos, otimizando toda a sua operação logística.

Entre em contato com a Engeclinic e fale com um de nossos engenheiros especializados.

Compartilhe: