Logística Hospitalar: Principais pontos que podem ser otimizados com ajuda da tecnologia

Logística Hospitalar: Principais pontos que podem ser otimizados com ajuda da tecnologia

Manter uma boa Logística Hospitalar é extremamente importante para os hospitais, clínicas e unidades de saúde. O termo, de uma maneira geral, consegue abranger tanto as questões de armazenagem quanto de distribuição e transporte de medicamentos, insumos e materiais. No entanto, o que deve ser frisado amplamente é a necessidade da implementação de tecnologia no ramo.

São muitas as vantagens que podem ser obtidas com uma boa gestão, principalmente se ela estiver alinhada com a otimização de processos. Conheça, abaixo, tudo o que pode ser feito em prol das melhorias no ambiente hospitalar apenas com a implementação de novas tecnologias.

O que é a Logística Hospitalar?

A Logística Hospitalar pode ser vista como todo e qualquer processo de gerenciamento, armazenagem e distribuição de insumos, medicamentos e materiais hospitalares. Por meio desse processo, torna-se viável conseguir o controle e a rastreabilidade dos produtos. Além disso, ela também é necessária para manter a organização do ambiente e garantir que nada falte.

É comum pensar que essa logística está voltada, unicamente, para a administração de recursos materiais. No entanto, ela também é responsável por gerenciar, de forma estratégica, todas as aquisições que forem recebidas. Isso inclui o armazenamento e o manuseio de produtos que possuem restrição de acesso e distribuição, principalmente as medicações de uso controlado e OPME’s (órteses, próteses e materiais especiais).

A importância da Logística Hospitalar ultrapassa qualquer barreira que esteja relacionada com o transporte de medicamentos e o armazenamento dos produtos. Ela também está voltada para um controle correto de insumos dentro do ambiente médico, fazendo com que vidas sejam poupadas e as doenças sejam corretamente tratadas.

Como a Logística Hospitalar funciona?

Dependendo da complexidade e do tamanho de cada hospital, é possível trabalhar com um almoxarifado ou farmácia central e com farmácias satélites. Com o uso de softwares de gestão, integrados a sistemas de armazenamento e dispensação automatizados, é possível garantir às farmácias uma operação segura com total gerenciamento e controle de medicamentos e insumos, melhorando a eficiência do fluxo de trabalho e otimizando os processos logísticos internos.

A logística reversa também é um método muito utilizado para garantir a organização. Um bom exemplo disso é quando um paciente, por algum motivo, não faz uso de um medicamento específico. Então, a dose que foi separada para ele é devolvida, fazendo com que haja um novo uso. E com o uso da tecnologia, esse processo é seguro, rápido, e com o mínimo de erros e perdas.

De uma maneira geral, a Logística Hospitalar automatizada poderá trazer uma grande quantidade de benefícios ao ambiente, sejam eles estratégicos ou envolvendo a saúde dos pacientes. Para isso, é necessário tomar como base alguns princípios científicos, legais e, até mesmo, técnicos.

Benefícios da automação na Logística Hospitalar

Uma série de benefícios pode ser observada a partir da implementação da automação nesse tipo de logística. No entanto, é necessário que ela seja bem aplicada e implementada por uma empresa especializada e experiente com este tipo de projeto no mercado. A partir desse ponto, torna-se mais simples gerir um hospital sem que os custos sejam elevados.

Dentre um dos principais benefícios da Logística Hospitalar, é possível mencionar que a automação cria um fluxo de trabalho mais rápido e eficiente, permitindo que a equipe da farmácia se concentre em tarefas geradoras de receita e gaste menos tempo localizando, escolhendo e verificando medicamentos. Isso melhora muito o tempo dispensado para os cuidados e atenção à saúde dos pacientes do hospital.

Além disso, a proporção de um monitoramento de 24h, em tempo real, garante a rastreabilidade completa de medicamentos e materiais desde a sua entrada até a destinação específica. Isto contribui para eliminar etapas extras de processamento e reduzir o desperdício, consequentemente reduzindo os custos.

Para melhorar ainda mais os resultados da Logística Hospitalar, é possível garantir a qualidade e assertividade dos registros. Assim, é possível observar todos os indicadores de progresso relacionados a cada área do estabelecimento. Os pontos fortes serão destacados e os fracos serão trabalhados para uma melhoria constante.

Por que a implementação de logística tecnológica é importante?

Os recursos que são utilizados em uma logística chamada 4.0 acabam estimulando a agilidade dos processos encontrados, fazendo com que a previsão de demanda seja mais eficiente. Além disso, a minimização da falta de suprimentos, a redução de desperdícios e o aumento do desempenho do hospital são fatores relevantes.

Ao incluir tecnologia em uma Logística Hospitalar, é possível encontrar uma otimização de processos bastante expressiva, principalmente no que se diz respeito às tomadas de decisões, além de uma considerável redução de custos e de erros operacionais. Isso interfere diretamente no serviço oferecido aos pacientes, que precisam de toda a atenção e cuidado possíveis.

O setor administrativo precisa estar atento às necessidades dos pacientes, bem como no que ainda precisa ser feito para melhorar as operações. Por isso, a logística 4.0 traz benefícios tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes, fazendo com que todos tenham o direito de usufruir de segurança e qualidade por meio da tecnologia.

Custos menores com a otimização de processos

A automação de processos na Logística Hospitalar reduz significativamente os custos das unidades hospitalares. Um estudo de caso realizado pela Swisslog Healthcare na UCSF (Universidade da Califórnia – São Francisco – EUA), revelou que a automação dos processos proporcionou uma economia de U$300.000,00 em seis meses de operação.

Além disso, o uso da tecnologia reduziu a demanda de mão de obra de consolidação nos setores de distribuição e almoxarifado, o que permitiu que o hospital expandisse ainda mais a sua operação, quase dobrando a capacidade de leitos para mais de 700 leitos de internação. O uso de gabinetes automatizados triplicou a capacidade de dispensação do hospital.

Maior controle de mercadorias de alto valor

Ao otimizar a Logística Hospitalar por meio da tecnologia, há a possibilidade de controlar as mercadorias de alto valor, como OPME’s. Através de equipamentos que utilizam tecnologia RFID, é possível realizar um inventário em tempo real de todos os produtos inseridos e um controle de todos os movimentos de entrada e saída de mercadorias associados a usuários, operações e pacientes. Esta solução reduz significativamente as perdas, proporcionando acesso restrito e controlado das mercadorias diretamente nos setores, como salas cirúrgicas, por exemplo.

Redução em potencial de perdas e erros

Outra vantagem da otimização de processos dentro do contexto hospitalar é a redução de perdas e erros. Esses fatores são extremamente necessários para garantir o funcionamento efetivo do hospital, sem desperdício de materiais que poderiam ser utilizados em tratamentos importantes e evitando erros que podem atrapalhar o tratamento dos pacientes.

Em outro estudo de caso do uso de sistemas automatizados, também realizado pela Swisslog, o Hospital canadense Humber River relata que os erros de coleta de medicamentos foram reduzidos em mais de 50% em comparação com o fluxo de trabalho manual anterior. O controle de estoque aumentou cerca de 30%. A taxa geral de erro de medicação é muito baixa, com a taxa de 0,007%.

Para otimizar os processos de sua Logística Hospitalar, conte com as soluções da Engeclinic!

Compartilhe: