Operações logísticas: principais tecnologias

Principais tecnologias que impactam nas operações intralogísticas

A transformação digital e as operações nas empresas estão diretamente interligadas. Com a evolução da tecnologia é constante a necessidade de se adaptar a ela, seja por meio do uso de ferramentas e sistemas ou pelo treinamento dos colaboradores da empresa frente a estas atualizações. Dessa maneira, as operações intralogísticas também são diretamente afetadas pelo avanço tecnológico.

Atualmente, com as altas expectativas do mercado, é muito comum lidar com a necessidade da implementação de novas tecnologias. Isso acontece porque as operações não se resumem, unicamente, a uma otimização de etapas e processos realizados internamente, mas sim na qualidade da entrega final.

De todo o modo, as operações intralogísticas precisam de maior destaque nas empresas. Isso porque a intralogística é bastante impactada pelas mudanças constantes em relação à tecnologia. Precisa saber mais? Então veja o que será abordado neste artigo.

A transformação digital nas operações intralogísticas

A transformação digital no meio intralogístico está diretamente voltada para a utilização da tecnologia robotizada, bem como à automação de uma série de tarefas por meio de equipamentos e softwares. A indústria automotiva é uma das que está mais à frente com esse tipo de inovação, aplicando aos seus processos os novos conceitos da área tecnológica.

Ainda assim, as operações intralogísticas precisam de desenvolvimento e upgrades constantes, pois a tecnologia está sempre evoluindo. Dessa maneira, as inovações serão integradas aos processos intralogísticos progressivamente, respeitando o espaço disponível das empresas e, também, avaliando suas necessidades e capacidade de investimento.

Os benefícios proporcionados pelo uso destas tecnologias estão diretamente relacionados ao aumento da produção, trazendo mais velocidade e assertividade ao processo, reduzindo os erros operacionais e os custos, o que traz mais segurança e controle.

Além disso, as tecnologias de automação interligam todos os processos da corporação, da entrada à saída de materiais e produtos, integrando os sistemas informáticos da empresa, da operação às finanças, trazendo dados precisos para uma melhor tomada de decisão.

Quais os principais benefícios proporcionados pela tecnologia aos processos intralogísticos?

Como vimos, as operações intralogísticas são diretamente impactadas pela tecnologia.

Sendo assim, não é possível deixar de lado as otimizações que são proporcionadas pelo avanço tecnológico no meio industrial e comercial. Muitos pontos, principalmente agilidade e produtividade, foram aprimorados graças às inovações que estão surgindo.

Veja, abaixo, quais são os principais benefícios proporcionados pelo uso da tecnologia nas operações intralogísticas:

  1. Organização e otimização do espaço operacional: é possível otimizar o espaço consideravelmente com o uso de tecnologia, utilizando equipamentos que se aproveitam do espaço vertical disponível, trazendo mais ergonomia e organização. O uso de rotas inteligentes proporcionadas pelos softwares traz mais agilidade ao processo e benefícios diretos aos colaboradores;
  2. Agilidade e produtividade: a automação traz mais agilidade e assertividade à operação, podendo processar mais produtos e tarefas simultaneamente, impactando diretamente a produção final;
  3. Controle e segurança: é possível inventariar o estoque e controlar a operação via software de qualquer dispositivo, via web. Além disso, a automação otimiza o trabalho dos operadores e torna a operação mais segura, principalmente para tarefas pouco ergonômicas, evitando dispensas médicas e acidentes;
  4. Redução de custos: com a automação os erros humanos são praticamente eliminados, evitando desperdícios e falhas. Consequentemente, isto reduz os custos e as perdas.

4 soluções tecnológicas aplicadas nas operações intralogísticas

Tecnologias aplicadas nas operações intralogísticas

A intralogística abrange todos os processos logísticos internos, gerenciando as entradas e saídas de materiais, controlando as movimentações e os fluxos de trabalho entre as diversas estações de trabalho. Quando estes processos são integrados, isso acaba permitindo uma melhoria na qualidade e no tempo de serviço.

É válido dizer que as operações intralogísticas não se restringem apenas às tecnologias voltadas para o manuseio de materiais, pois também estão voltadas para tarefas específicas, sejam elas receber, classificar, movimentar ou empacotar produtos, gerenciando pedidos do recebimento ao envio final para a transportadora, passando pelo processamento interno do pedido, controle de estoque e faturamento.

Confira 4 inovações que otimizam os processos intralogísticos:

Robótica

Sem dúvida alguma, a robótica é um assunto que precisa ser amplamente discutido pelas empresas atualmente, principalmente porque ela otimiza consideravelmente os processos intralogísticos. Os robôs automatizam as principais tarefas e processos de um armazém ou centro de distribuição, como classificação de produtos, armazenagem, separação de pedidos, pesagem e empacotamento.

Além disso, eles também realizam com agilidade e eficiência tarefas repetitivas e pouco ergonômicas, aumentando a produtividade e trazendo mais segurança para a operação.

Gestão Omnichannel

É possível integrar completamente todos os sistemas utilizados nas operações intralogísticas, como WMS e ERP, por exemplo, e os canais de comunicação para uma gestão omnichanel. Isso garante a qualidade no atendimento aos clientes, tanto on-line quanto off-line.

O panorama atual de atendimento exige um esforço cada vez maior das empresas para que a percepção de qualidade seja efetiva tanto no virtual quanto na loja física.

Assim, a tecnologia e os sistemas cada vez mais dinâmicos e integrados são capazes de proporcionar uma gestão de atendimento omnichannel, permitindo suprir as demandas dos consumidores em todos os canais disponibilizados pela empresa.

IoT

A Internet das Coisas, também conhecida como IoT (Internet of Things), nada mais é do que um ecossistema tecnológico para o controle e uso de objetos dedicados. Muitas vezes esses objetos são veículos, periféricos e equipamentos que podem ser controlados e operados remotamente via software.

Graças à IoT, é possível reunir, transmitir e analisar dados em tempo real, permitindo um melhor gerenciamento do parque tecnológico da corporação.

Cloud Computing

Sem dúvida alguma, a computação em nuvem é um item indispensável para as operações intralogísticas. Por meio dessa tecnologia, há como ter a provisão de recursos indispensáveis, como é o caso da armazenagem ou da capacidade de processamento implementados para que um melhor atendimento seja prestado ao cliente.

Entre outras funcionalidades, esta tecnologia permite acesso em tempo real de todo o inventário, integrando, inclusive, unidades diferentes. Além disso, permite o controle de toda a operação remotamente. Isto é indispensável para minimizar falhas e para uma tomada de decisão inteligente.

Como modernizar as operações intralogísticas em sua empresa?

As operações intralogísticas precisam ser otimizadas quando a tecnologia está em constante ascensão. Atualmente, ganha quem se adapta melhor ao novo mercado, às exigências do consumidor e, principalmente, quem consegue entregar o serviço mais satisfatório no menor tempo possível.

Para modernizar as operações intralogísticas da sua empresa, é preciso estudo e estratégia. É preciso estar atento aos seguintes pontos:

Faça um planejamento

Antes de mais nada, será necessário estudar toda a rotina interna da operação da sua empresa. O ideal é se dedicar a mapear os procedimentos e as suas formas de execução, bem como quais são os equipamentos utilizados ao longo dessas atividades e quais materiais estão envolvidos no processo.

Quando esse mapeamento estiver em mãos, ficará muito mais simples saber quais são os gargalos dentro de sua operação. Nesse momento, será preciso o envolvimento dos gestores, para que eles possam avaliar como os problemas podem ser resolvidos e o que poderá ser adicionado ou removido ao utilizar novas ferramentas tecnológicas.

Trabalhe a melhoria contínua

Não é necessário apenas implementar a tecnologia em um local, também é preciso que um processo de melhoria contínua seja observado para que as operações intralogísticas consigam ser otimizadas adequadamente. Dessa forma, não é preciso apenas reformular e automatizar o fluxo interno, pois também será preciso se atualizar constantemente.

Novos problemas vão, sim, aparecer. Novas tecnologias surgirão para substituir outras e a concorrência estará sempre buscando ficar no topo para melhorar a própria performance. Dessa forma, focar na melhoria contínua e refazer o processo de mapeamento representarão os primeiros passos para se manter no caminho da estabilidade e, também, do sucesso.

Escolha um parceiro de confiança

Por fim, não é possível pensar em melhorias sem escolher um parceiro de confiança. Ainda que as novas tecnologias possam parecer suficientes para ampliar o seu negócio e tornar a sua empresa mais competitiva, também é necessário planejar a estrutura tecnológica que será aplicada e como deverá ser gerenciada e implementada adequadamente.

Por isso, para que as operações intralogísticas sejam otimizadas com sucesso, o ideal é que a sua empresa conte com uma empresa especializada e com experiência.

A Engeclinic oferece soluções em automação intralogística para negócios de todos os segmentos, com projetos totalmente customizados para atender as reais necessidades de sua empresa e de acordo com a sua capacidade de investimento.

Em parceria com a Cenker Robotics e os melhores fabricantes em robótica e sistemas automatizados, nossos sistemas são modulares, robustos e confiáveis para uma operação integrada e eficiente.

Precisa automatizar o seu negócio? Clique aqui e saiba como podemos te ajudar!

Compartilhe: