A automatização de processos se mostra uma maneira muito eficaz, atualmente, de fazer com que seja possível ganhar tempo e reduzir custos. Além disso, também há, por meio dela, a possibilidade de desenvolvimento de trabalhos eficientes. A automação logística garante às empresas um processo padronizado e assertivo.
Querendo ou não, esse tipo de metodologia se tornou uma grande tendência no mercado e na sociedade. O que só conseguíamos ver em filmes há alguns anos, agora pode ser colocado em prática. Conheça, agora, tudo sobre esse processo e como ele pode favorecer o seu negócio.
Afinal, o que é automação logística?
A automação logística pode ser vista como uma otimização dos processos logísticos de uma empresa. Para que isso seja visto, na prática, é necessário que a empresa saiba quais os sistemas de gestão que precisam ser adotados. Além disso, é preciso obter um conhecimento amplo sobre as ferramentas, tecnologias e equipamentos que ajudarão na automação dos processos.
Olhando numa perspectiva geral, o recurso consegue reduzir, em grande quantidade, os trabalhos manuais. Isso permitirá uma melhor qualidade do serviço e, também, otimização de tempo e dinheiro. É comum que algumas operações sejam integralmente automatizadas, fazendo com que a ação humana seja deixada de lado.
Uma das formas de automatização mais comuns na atualidade, sem dúvida alguma, é o armazenamento em nuvem. Essa opção permite que o usuário não precise instalar um sistema robusto de equipamentos em sua empresa, visto que todos os dados poderão ser acessados por meio de um computador.
Outro grande motivo para confiar na automação logística é a sua capacidade de integrar sistemas online com os que já conhecemos. Para isso, basta permitir que alguns programas sejam devidamente instalados nos computadores da empresa. Desta maneira, é possível garantir maior agilidade e organização.
O que é necessário para automatizar os processos?
Para que seja possível promover uma automação dentro dos processos logísticos do seu negócio, é possível utilizar uma infinidade de ferramentas e soluções de hardware e software. Com o avanço da tecnologia e os novos programas criados dia após dia, não irão faltar opções para otimizar o desempenho da sua operação.
Conheça, abaixo, quais são as principais ferramentas e para que elas servem.
Tecnologias e equipamentos
Graças à evolução da tecnologia, ficou ainda mais simples automatizar processos. Por meio das máquinas e dos novos processos desenvolvidos, a automatização atinge um novo patamar. Eles são os principais responsáveis por transformar o ambiente e os armazéns por meio de equipamentos automáticos e robótica.
Querendo ou não, todas essas modificações tecnológicas geram ainda mais agilidade aos processos e aumentam a produtividade dos colaboradores.
WMS
WMS é uma sigla derivada da língua inglesa, que significa Warehouse Management System. Ele nada mais é do que um software que foi criado com o intuito de melhorar a separação dos pedidos feitos para uma empresa, além de reduzir a carga de trabalho em estoques ou armazéns.
De uma forma geral, esse tipo de automação logística utiliza hardwares capazes de duplicar a proteção dos sistemas. Dessa maneira, fica muito mais simples evitar a perda de dados importantes ou qualquer falha no sistema que possa, a curto ou a longo prazo, ocasionar alguma dor de cabeça.
ERP
ERP também é uma sigla derivada da língua inglesa e tem como significado Enterprise Resource Planning. No caso, este software é utilizado diretamente na gestão das empresas. Sua principal função está diretamente ligada com o gerenciamento de processos e com o aperfeiçoamento do controle, integração e comunicação.
Benefícios da automação logística
A automação logística garante que a sua empresa entre em contato com processos mais fluidos e distantes de problemas. Além disso, os custos atrativos irão garantir alguma vantagem do seu negócio em relação ao mercado. Por isso, para ampliar seu conhecimento sobre o assunto, é válido conhecer alguns benefícios.
Total controle
Para garantir uma total organização de qualquer um dos níveis disponíveis na empresa, o mais lógico a se fazer é automatizar os expedientes. Utilizando os sistemas e softwares já automatizados, a sua empresa poderá receber um apoio tecnológico que nenhuma mão de obra seria capaz de oferecer. É possível, por exemplo, a realização de inventários e auditorias em tempo real, através de PDA’s ou mesmo de um smartphone.
Além disso, os processos de otimização e padronização serão muito mais simples. Toda empresa quer uma atividade mais lucrativa e ágil e, por isso, precisa começar a pensar nos benefícios trazidos pela automação logística.
Custos mais baixos
Custos reduzidos são um verdadeiro sonho para quem possui um negócio e quer se manter em um bom nível competitivo no mercado. Qualquer que seja a redução nos custos logísticos poderá gerar um pouco mais de interesse das empresas, visto que essa é a área com maior aplicação financeira.
A automação traz inúmeros pontos positivos para ajudar o seu negócio a economizar. Ter um maior controle dos processos e ajudar a ampliar a eficiência das ações, bem como identificar falhas com antecedência garantirá um notável afastamento dos prejuízos que poderiam ser causados. Perdas por vencimento de produtos, por exemplo, são praticamente eliminados com a automação logística.
Erros reduzidos
Reduzir erros também faz parte da metodologia da automação logística. Sem dúvida alguma, este é um dos pontos mais relevantes para quem trabalha com gestão logística, visto que qualquer erro pode acabar gerando perdas ou prejuízos. Se a satisfação do cliente for comprometida, a empresa terá sérios problemas no futuro.
Ao integrar processos, não apenas a qualidade aumenta como também a produtividade. O que levaria várias horas para ser concluído acaba sendo feito em um curto período. Quanto menos falhas um processo apresentar, melhor será para que o seu negócio garanta uma excelente reputação dentro do mercado competitivo e a certeza de um excelente ROI.
Integração de informações
Por meio da utilização de plataformas automatizadas para a gestão, bem como de outros softwares que trabalham diretamente, de maneira integrada, é possível obter bons resultados. Com a aplicação dessas etapas, fica muito mais simples permitir que os colaboradores e gestores tenham uma noção ampliada do que acontece na operação.
Ter um acesso rápido e facilitado aos dados e informações de uma empresa proporciona maior controle e eficiência. Com um único sistema integrado, todos os envolvidos poderão ter acesso às necessidades de seu setor, contribuindo para que haja uma troca de informações ágil e uma tomada de decisão assertiva.
Precisa de soluções de automação logística para a sua empresa? Então conte com a Engeclinic! Temos as melhores soluções customizadas para o seu negócio. Solicite uma cotação sem compromisso.