Com a evolução da tecnologia, novos equipamentos, softwares mais potentes e novos conceitos fazem surgir uma série de tendências logísticas. Graças a uma grande evolução do mercado, e a mudanças no comportamento do consumidor, ficou mais simples encontrar alternativas práticas e ágeis. Além disso, estas tendências também poderão ajudar as empresas a crescerem cada vez mais.
O mundo da tecnologia está sempre inovando e se aprimorando. Algumas destas evoluções já começaram a ser adotadas nas empresas, mas precisarão de algum tempo para se aperfeiçoar. Conheça, abaixo, as principais tendências que trarão grandes avanços ao setor de logística no futuro.
IA (Inteligência Artificial)
A Inteligência Artificial é uma das tendências logísticas que está em constante evolução. Mesmo que já tenha sido implementada em algumas empresas, é preciso cautela e paciência. As soluções apresentadas pela IA trazem grandes possibilidades para uma melhora nas operações do dia a dia do setor logístico.
Dentro do próprio conceito de robótica e automação, é possível fazer uma boa implementação no setor de suprimentos. Com as últimas gerações dos robôs, ficará mais simples programar, bem como oferecer flexibilidade e dar mais acesso aos seus operadores. Dessa forma, os processos se tornam mais ágeis.
A principal função da IA, enquanto tendência logística, é tornar mais simples e eficiente o trabalho dos operadores. O reconhecimento de gestos no lugar da utilização de teclados, por exemplo, será essencial para evitar a fadiga e possíveis problemas relacionados aos tendões das mãos.
Internet das Coisas
A Internet das Coisas é um termo que já vem sendo estudado há um tempo. É por meio dela que há uma evolução no âmbito da tecnologia, sendo ela constante, com o principal objetivo de conectar diversos dispositivos ao mesmo tempo. Assim, haverá a possibilidade de uma utilização mais simples de equipamentos e periféricos.
A principal ideia dessa tendência logística é que ela sirva como uma espécie de “teletransporte”. Isso porque tem a capacidade de conectar mais de um dispositivo ao mesmo tempo, promovendo mobilidade entre os setores. A troca de informações se torna ainda mais fácil e ajuda no trabalho dos operadores que precisam de esclarecimentos.
Por meio dessa implementação, o processo de abrir ou fechar portas, controlar eletrodomésticos e máquinas industriais se tornará automatizado e controlado a distância. Para isso, só será preciso utilizar um computador, tablet ou smartphone. Com toda a praticidade, os colaboradores não precisarão se deslocar, de um lado a outro, com frequência, nem perder tempo com a realização de tarefas mais simples.
Omnichannel
O omnichannel é uma tendência logística que já vem sendo discutida há certo tempo. Essa estratégia, traçada pela ligação de muitos canais de comunicação, mostra-se inteiramente útil. Isso porque é possível conectar tanto o meio online quanto o meio offline. Esta tendência de varejo trará muitas novidades que possam ligar o mundo virtual e o físico.
Ao pensar especificamente na área da logística, o conceito de usar muitos canais ao mesmo tempo poderá servir para buscar experiências de compra unificadas. A tecnologia envolvida no sistema omnichannel exige velocidade e agilidade para compartilhar informações. Isso fará com que um processo uniforme seja estruturado aos poucos.
Automatização e robótica
A automatização, aliada à robótica, é uma das principais tendências logísticas para otimização de processos. Por meio de tecnologia de ponta, uma empresa consegue ter total controle de estoque em tempo real, realizar inventários online, integrar equipamentos e reduzir os custos e o tempo de operação. A automatização e a robótica tornarão o trabalho mais eficiente, com velocidade e segurança.
Same day delivery
A lógica do same day delivery está diretamente ligada com a satisfação do consumidor. Por meio desse novo método, que pode ser implementado com facilidade, há uma melhora considerável na experiência do consumidor, com entregas realizadas em até 24 horas após a compra. Com isso, a confiança em relação à marca cresce de maneira exponencial, favorecendo a relação entre clientes e empresas.
Esta é uma tendência logística do futuro porque tem a capacidade de aumentar a taxa de fidelização e, consequentemente, ampliar o lucro de uma empresa. Esse diferencial competitivo criará uma disputa intensa entre as marcas, e será item relevante para decisão de compra de muitos consumidores.
Drones e veículos autônomos
O uso de drones e veículos autônomos estão entre as tendências logísticas, principalmente, por causa da redução de custos e otimização das entregas, proporcionando aumento dos lucros. É por meio destas tecnologias que se torna possível aumentar a eficiência e a eficácia das operações, melhorando a qualidade dos serviços de delivery, reduzindo custos logísticos, otimizando rotas, reduzindo o tempo das entregas e proporcionando velocidade e segurança para os consumidores.
Experiência do consumidor
A experiência do consumidor é essencial em todos os setores, inclusive no logístico. Por meio da implementação de novas tendências, torna-se possível gerar confiança entre ambas as partes. Além disso, as empresas também se favorecem graças à geração de dados precisos que poderão ser usados no futuro para melhorias contínuas.
Ao obter diversas informações, as empresas compreendem melhor o comportamento do consumidor. Sendo assim, a personalização e humanização do atendimento é uma forte tendência logística. Suas variáveis poderão interferir diretamente na decisão de compra, estabelecendo uma relação de confiança entre clientes e empresas, gerando fidelização que tornam os consumidores embaixadores das marcas.
Marketplace para logística
Ainda que não seja um assunto tão discutido, o marketplace para logística tem ganhado o seu espaço. Com o rápido crescimento do e-commerce, a transformação digital no ramo logístico tornou- se indispensável. Assim, ficou mais simples oferecer serviços e transmitir informações relevantes.
Nessa tendência logística do futuro, é possível não apenas levantar preços e prazos de entregas, mas oferecer um rastreamento em tempo real. A organização e integração de estoques também será possível, proporcionando uma maior agilidade nas entregas e aperfeiçoamento na disponibilidade de produtos, otimizando toda a cadeia logística.