Logística 4.0: qual o papel da tecnologia na cadeia de suprimentos

A logística 4.0 é uma expressão que vem ganhando muito espaço, baseando-se na ideia da utilização de novos recursos tecnológicos com o intuito de otimizar os processos logísticos. Essa etapa do setor oferece muito mais velocidade, eficiência e redução de custos para todas as empresas.

Essa nova intervenção servirá como um ponto de virada para todos os processos da área de logística, com impactos que podem ultrapassar as fases de produção. Com o aumento dos centros de distribuição, o cliente também sairá beneficiado na hora de comprar o seu produto.

Afinal, o que é logística 4.0?

A logística 4.0 é um termo utilizado para designar novas diretrizes da Indústria 4.0. É por meio dela que a tecnologia de operação acaba se tornando “smart”, ou seja, mais inteligente. Isso faz com que surja um novo processo produtivo, com coesão, eficiência, automatização e visibilidade elevada.

De uma maneira geral, esse processo como um todo acaba combinando os princípios já conhecidos na indústria, só que com novos componentes. A utilização de equipamentos tecnológicos capazes de estimular a produtividade acaba por trazer mais lucros para a empresa e para o consumidor.

Querendo ou não, a logística 4.0 acaba sendo um reflexo da Indústria 4.0. No entanto, as duas possuem aplicações bem diferentes, principalmente porque a logística está diretamente relacionada com a organização, armazenamento e, também, com o desempenho dos colaboradores.

Objetivos da logística 4.0

O principal objetivo desse movimento tecnológico é, sem dúvida alguma, promover a modernização das operações do estoque, atingindo, também, o planejamento em si. Para que isso seja possível, é necessário utilizar tecnologias capacitadoras que irão ampliar o fluxo do suprimento das matérias-primas, facilitando o trabalho.

A logística 4.0 também tem como objetivo otimizar os fluxos de materiais, fazendo uso de recursos inteligentes de logística. Para isso, é preciso levar em consideração o processo de entrada e de saída de um determinado produto. Assim, a revolução acaba digitalizando todo o ecossistema logístico da indústria.

O papel da tecnologia na cadeia de suprimentos

O mundo não é mais o mesmo de alguns anos atrás. A tecnologia acabou modificando inúmeras coisas que já conhecíamos. Por isso, quando tratamos da cadeia de suprimentos na indústria, essas modificações não poderiam ser deixadas de lado, de maneira alguma. Isso porque o número de pedidos e transações tem crescido expressivamente.

A utilização de soluções como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) fazem parte da revolução nas indústrias. Isso porque, combinadas às melhorias nos processos de automação, é possível capacitar a força de trabalho, ajudando-a a produzir ainda mais e promovendo um movimento de mercadoria nas docas.

Os drones também têm sido muito utilizados no contexto da logística 4.0. Eles garantem a otimização do processo de gerenciamento de estoque e implementam a melhora no processo de captura de dados no ar. Dessa maneira, toda a fase de produção e distribuição poderá ser agilizada.

E a operação logística da sua empresa, pode ser considerada 4.0? Se precisa otimizar o seu negócio, conte com as soluções em automação logística da Engeclinic.

Compartilhe: