A gestão de estoque é um item indispensável para o seu negócio. Por meio de uma maior organização do setor, os clientes ficarão satisfeitos e as contas não entrarão no vermelho. No entanto, para que isso possa ser uma realidade, alguns cuidados deverão ser tomados para otimizar o trabalho e ampliar sua qualidade.
A automação logística pode ser o primeiro passo para essas mudanças positivas. Além disso, estabelecer uma padronização para o estoque e fazer apenas as compras necessárias também conta muito. Veja, abaixo, o que pode ser feito para otimizar o gerenciamento.
Contabilizar as entradas e saídas
Para que a gestão de estoque seja eficiente, é importante que haja um controle sobre as entradas e saídas dos produtos. Qualquer objeto precisa ser devidamente registrado, por menor que possa parecer. Tudo faz diferença ao final do mês, principalmente para as empresas que ainda estão começando.
O controle do estoque não deve ser feito em uma planilha simples. Isso é um erro que muitas corporações cometem e, consequentemente, acabam comprometendo a própria organização. Atualmente, muitos sistemas automatizados são especializados nessa gestão e garantem um bom rendimento.
A Engeclinic, por exemplo, atua diretamente com a automação logística. Isso ajuda a controlar o estoque e, também, a organizar as operações de uma empresa. Não importa se o seu negócio é grande ou pequeno. Para que a evolução seja vista, os mínimos detalhes precisam ser valorizados.
Padronizar as descrições dos itens
Uma coisa que poucos empreendedores fazem, mas que pode ajudar na gestão de estoque, é a padronização das descrições dos itens à venda. É necessário que um padrão claro seja definido, fazendo com que nenhuma confusão acabe acontecendo no estoque. Para que isso seja possível, basta usar uma ficha de controle.
É importante que essa ficha seja clara, objetiva e eficaz. O principal motivo para utilizá-la está em saber exatamente para o que um determinado produto serve. Sendo assim, não é necessário ficar verificando, pessoalmente, o estoque da loja. Isso poupa tempo e otimiza os processos.
Na ficha de controle, é importante que as datas de entrada e saída sejam devidamente registradas. Trabalhar com estoque significa ter organização e, por isso, tudo precisa ser perfeitamente contabilizado. Cada um dos produtos presentes é único e necessita de uma padronização por meio da ficha.
Comprar apenas o suficiente
É muito comum que alguns empreendedores pensem que comprar as mercadorias em excesso seja a melhor opção. No entanto, ter um estoque pequeno significa conseguir manter um controle mais amplo. Isso porque, com menos produtos, fica mais simples de tornar todo o estoque organizado. Esse método pode ser conhecido como “manufatura enxuta”.
Por meio dessa concepção, é o setor produtivo quem vai fazer a requisição da compra de uma determinada matéria-prima. Dessa maneira, com o aviso prévio da necessidade de compra, os vendedores terão a possibilidade de se organizar para ter, em estoque, o que será de fato vendido pela loja.
Realizar revisões periódicas
Algumas falhas podem acontecer, mesmo estabelecendo todos os cuidados mencionados anteriormente. A gestão de estoque exige muita cautela e, principalmente, supervisão. Assim como uma matéria-prima perecível pode ter sido armazenada no local errado, também é possível que algum item esteja fora de seu lugar nas prateleiras.
Para que todas as possíveis falhas possam ser detectadas, o ideal é estabelecer uma boa rotina de inspeção. Isso fará com que pequenos problemas possam se tornar grandes dores de cabeça no futuro. Dependendo do tamanho da sua operação, essas revisões podem ser mensais, semanais ou, até mesmo, diárias.
Colocar a segurança em primeiro lugar
Na hora de fechar contratos, é importante manter a segurança do processo, principalmente para quem exige pronta-entrega. Isso fará com que o controle de estoque se mantenha mais firme. Dessa maneira, é importante que as informações sejam trocadas de forma rápida entre o setor comercial e os responsáveis pelo estoque.
Utilizar um software de gestão integrada também é uma boa opção, visto que facilita a organização. Aos que trabalham com lojas virtuais, este tópico é indispensável, principalmente para quem deseja ter um e-commerce bem sucedido. Sempre lembre de redobrar a atenção com a plataforma escolhida para anunciar seus produtos e serviços.
Realizar um reabastecimento inteligente
Manter o estoque reabastecido pode ser um pouco mais difícil do que parece, principalmente para quem trabalha de forma direta com gestão de estoque. O ideal é que os custos sejam bem gerenciados e as compras erradas sejam terminantemente evitadas. Os produtos sazonais são os que merecem maior atenção.
As medidas de organização desse setor irão ajudar no trabalho dos operadores. Isso acontece porque uma rotina será criada e, consequentemente, promoverá um maior comprometimento. Sendo assim, com tudo sob controle, ao receber novos produtos, o processo de reabastecimento não se mostrará uma dor de cabeça.